Série para blogueiras iniciantes #3
4/26/2015 12:45:00 AMJá estamos no terceiro capítulo da série galera. Quem aí está gostando? E hoje vou falar de uma coisa que muitos tem curiosidade em saber, muitos não entendem e é uma coisa que poucas pessoas sabem nos informar. Alguém aí já sabe do que eu estou falando? Chega de mistério e vamos logo ao que interessa.
Eu poderia logo de cara ir falando sobre os ganhos de uma blogueira (é o assunto de hoje), mas quero falar de uma coisa que é importante sabermos, o crescimento.
*Tempo para crescimento
Muitas meninas entram nesse meio esperando ficar rica rsrs Sério, eu já vi isso e por isso estou aqui pra falar. Eu acredito que quando uma pessoa se torna blogueira apenas com esse motivo, ela não consegue o que quer. Ai Rafa, mas por que você acha isso? Você que acompanhou a série desde o início já deve ter percebido que não é só criar e pronto. E acreditem, o que eu falei não é nem a metade. Se você não tem grana para mandar criarem seu blog e decidiu criar sem saber nada, com certeza terá muito trabalho, assim como eu tive. Mas não é esse o assunto, o que quero dizer é que, pra ter um blog de sucesso é preciso amor, é preciso dedicação, e se o interesse for apenas financeiro, normalmente as pessoas vão desistir. Blog pode sim dar dinheiro, mas não de uma hora pra outra.
É importante saber respeitar o tempo do seu blog antes de querer algo em troca. Algumas pessoas tem o crescimento do blog em um tempo curto, mas outras, em um tempo longo, e é importante saber esperar. Por que estou dizendo isso? Estou dizendo porque ás vezes não sabemos esperar e queremos tudo na hora. Acabamos de criar um blog e queremos parceria, queremos receber muito dinheiro, enfim, queremos, queremos, queremos e esquecemos de oferecer algo. Como assim oferecer? Bom, isso é assunto para o próximo tópico.
O que quero deixar claro aqui é: alguns crescem em um ano, outros crescem em dois, mas independente do tempo, espere. Tem como você encurtar esse tempo. Basta você criar um bom conteúdo, procurar divulgar seu blog e assim seu crescimento será mais rápido.
* Parceria
Primeiramente é importante saber o que é a parceria em si. O próprio nome já diz; parceria é uma parceria entre a blogueira e uma empresa, uma loja ou seja lá o que for. Como a parceria funciona? Suponhamos que você tem um blog e eu tenho uma loja com alguns produtos. Eu te faço uma oferta bem assim: eu te dou algum(ns) produto(s) meu(s) e em troca, você faz, por exemplo, um post resenha e um vídeo sobre esse(s) produto(s). Pronto. É isso. Você sabe qual a sua vantagem nessa parceria, que é ganhar produtos, mas é importante entender também, qual a vantagem da empresa. Quando você faz um post ou um vídeo do produto, você está divulgando ele. É necessário um público para ver a sua divulgação, e é isso que algumas meninas esquecem. Quando estamos no início, não temos um público e, então, não temos pra quem divulgar o produto. Por que a empresa iria querer te dar produtos se você não tem nada pra oferecer a ela? Por isso, a dica que eu deixo é: não fique no pé de nenhuma empresa pedindo parceria antes da hora. Lembra o que eu disse sobre divulgação no segundo capítulo da série? É a mesma coisa. Quando você crescer, a empresa já vai te ver como o(a) chato(a) que ficava no pé dela e assim você pode perder boas oportunidades. Portanto, tome cuidado com relação ao tempo certo para pedir parceria. No momento certo, algumas parcerias virão até você, sem que você precise ir até elas.
* Dinheiro
Ta aí outra coisa que gera muita dúvida. Como receber com um blog? Quanto ganha? Enfim gente, vou tentar ser bem clara nessas questões porque eu já vi vídeos e posts assim e eram pouco claros com relação a esse assunto. É uma coisa fácil de responder, mas por algum motivo algumas pessoas enrolam e no final, não dizem nada.
Existem duas formas de recebermos com um blog: através do Adsense ou através de uma network. Eu não vou falar muito sobre a network porque eu nunca trabalhei com uma, eu não entendo bem do assunto, então prefiro não falar. O que eu sei das networks, é que são como parcerias. Uma porcentagem dos seus ganhos vai pra ela enquanto ela te ajuda a melhorar. Já o adsense é grátis. O que temos que pagar é só o banco que vai converter dólar em real.
Como funciona o adsense? Vários vídeos por aí explicam os detalhes desse recurso, então vou falar só o importante. Você faz um cadastro e, se aprovado, começa a receber por anúncios em seu blog. É bem simples porque você não precisa criar esses anúncios, só precisa deixá-los em seu blog para que outras pessoas vejam. É bem parecido com a parceria. A diferença é que no caso do adsense, as pessoas precisam clicar nos seus anúncios pois você recebe por clique.
Posso clicar nos meus anúncios? Não, e nem pode criar post ou algo do tipo incentivando as pessoas a clicarem. Parece muito difícil, e no início é, mas com o tempo você vai conquistando mais. Quanto mais pessoas, mais chances de cliques, então produza algo de qualidade para que as pessoas te visitem.
Como eu havia dito, pelo adsense, você recebe em dólar e é necessário que você tenha uma conta no banco. Você ganha por clique, como eu disse e seu dinheiro vai caindo na sua conta. Você só pode retirar após completar cem dólares. Quanto custa cada clique? Isso varia de anúncio para anúncio, então não sei dizer. Vai depender do anúncio que você escolher.
É assim que blogueiras ganham dinheiro. Se você está começando agora, não se apresse. Como dizem, a pressa é inimiga da perfeição. Caso você só está vendo este post pra saber um pouco mais, se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Responderei com prazer.
Por hoje é só galera. Espero ter ajudado. Um super beijo e até a próxima :D
3 comentários
Amei !!! Vai ter mais capitulos ou esse e o ultimo?
ResponderExcluirTenho a intenção de fazer mais capítulos Karol, com dúvidas que deixam ás vezes. Se tiver alguma, pode deixar aqui também, viu?! bjs
ExcluirTenho a intenção de fazer mais capítulos Karol, com dúvidas que deixam ás vezes. Se tiver alguma, pode deixar aqui também, viu?! bjs
Excluir