Série para blogueiras iniciantes #2
4/14/2015 07:57:00 PMOi oi gente, tudo bem? Vamos ao segundo capítulo da série e eu já estou super empolgada pra falar mais um pouquinho daquilo que eu tanto amo que é a blogosfera. Hoje vou falar sobre o segundo passo do blog que é a divulgação.
Depois de criar o blog e ter seus posts bacaninhas, com certeza você vai querer que pessoas leiam sua matéria, que pessoas vejam o que você fez e que continue vendo o que você pretende fazer. Mas pra que as pessoas saibam que você tem um blog, é necessário a divulgação. E como é feita a divulgação? Ok. Vamos aos tópicos.
.Como divulgar o blog?
Há muitas maneiras de divulgar um blog hoje em dia. Temos páginas no Facebook, Instagram, Twitter, entre outros. Então a dica número um que deixo pra quem quer divulgar o blog, pra quem quer que ele tenha visualizações é: crie redes. Isso. Esteja em todas as redes assim você se tornará visível.
Muita gente acha que pra se ganhar visualizações deve colocar aquele bendito texto decorado nos comentários de outros bloggers ou youtubers: Visite o meu blog blogdafulana.com; ou então: tenho um sonho de ter um blog, por favor visite o meu. blogdafulana.com -_- Acontece também com páginas e canais. Isso não é nada, nada, nada legal. Vou explicar porque.
Primeiro: a pessoa dona da imagem, postagem, do vídeo ou seja lá o que for que você comentou embaixo, vai te achar um saco. Você vai ser marcado como spam e alguns se irritam tanto com esse tipo de atitude, que bloqueiam a pessoa. Imagina que chato se você curte o trabalho da pessoa e ela te acha um saco porque você não para de colocar esses comentários embaixo?
Segundo: as pessoas que estarão ali vendo seu comentário também vão te achar um saco, então você não vai ganhar admiradores fazendo isso.
Explicado? Acredito que sim. Não me entendam mal galera. Não sou uma blogueira grande nem nada disso, mas creio que dicas nunca são de mais, mesmo vindo de pessoas mais baixas. Então se você quer mesmo divulgar, crie redes e peça a seus amigos ajuda também. Compartilhe sua página, seu blog, ou o que você quer divulgar, no seu perfil pessoal do Facebook e escreve lá: olha galera, preciso de ajuda. Curtam minha página e blá blá blá. As pessoas irão ver e irão te seguir por vontade própria.
E em último caso, se você quiser mesmo escrever nos comentários, faça diferente. Assista o vídeo, leia o post, curta a imagem, e lá nos comentários, ao invés de colocar o de sempre, seja original e não cobre muito de quem está vendo seu comentário. Coloque algo sobre o post, mas nada como "amei seu vídeo,visite meu blog blogdafulana.com", isso também não é legal. Dê sua opinião sincera sobre aquilo que você acabou de ver e, no finzinho, sem muita cobrança do tipo visite meu blog ou curta minha página, coloque somente o link do seu blog. Se você fizer isso, as pessoas sentirão mais curiosidade com relação a você e com certeza aparecerão mais visualizações.
.Como vencer a vergonha?
Isso é um ponto bem complicado também. Logo depois que eu criei o blog eu fiquei tipo: E agora? Não é fácil pra todo mundo falar que criou um blog. Principalmente pra quem é tímido. Eu não sou 100% tímida, mas em algumas ocasiões eu sou. E nessa não foi diferente. Eu só divulguei o meu mesmo depois de uns 5 meses. Antes, poucas pessoas sabiam, mesmo assim, eu nem mostrava pra elas, só falava que tinha. Eu queria que vissem o meu blog, mas eu tinha vergonha de mostrar um blog não-profissional aos meus 18 anos. É uma idade em que todos estão pensando em faculdade e lá estava eu fazendo blog, o que pra muitos é coisa de menina boba. Mas não é, e eu demorei um pouco pra ter coragem de mostrar isso pras pessoas.
Quando você é criança e quer ter um blog profissional futuramente, também não é fácil. As pessoas tem aquela mania de achar que tudo na vida é fase, mas talvez não é assim que a pessoa vê e isso pode durar muito. Então, muita gente não vai te levar a sério, vão te achar louca por trocar uma profissão bem reconhecida "só" pra ser blogueira, mas a verdade é que tudo depende de você. E mesmo que sua intenção não seja ser profissional nessa área, aparecem muitos comentários de pessoas que não vão respeitar a sua escolha. E nesse momento você tem que ter uma maturidade bem grande pra saber lidar com críticas.
O que ajuda é você pensar que, mesmo a maiores blogueiras recebem críticas. Faz parte. Aprenda a pegar o que há de bom em cada critica. Mesmo quando parece que a pessoa só quer te deixar mal ( e talvez ela realmente queira), aprenda a ver o que ela está falando de uma forma diferente. Ah ela disse que não sou capaz? Vou mostrar a mim mesma que sou. Ele disse que não nasci pra ser blogueira? Vou trabalhar pro crescimento do meu blog. Coisas assim nos fazem crescer. Mas não foque em provar tudo pra essas pessoas, foque em provar pra si mesma que você é melhor do que o que estão dizendo e, consequentemente, essas pessoas verão que elas estavam enganadas ao seu respeito.
E foi isso que me ajudou a vencer a vergonha. Eu percebi que o que as pessoas iam falar não era tão importante, porque o que eu queria é que era muito mais importante. E quando divulguei o meu blog tive uma grande surpresa. Eu fui muito bem aceita e todos aceitaram minha escolha. Mas mesmo que viessem criticas destrutivas, eu ia seguir em frente. Se doer, pergunte a si mesmo: porque está doendo? Você verá que não tem motivos e nem vale a pena deixar que uma simples critica te machuque.
Bom gente, por hoje é só. Falei muito, mas espero que gostem.
Deixem seus cometários aqui me dizendo como foi a sua experiência de divulgação. Um super beijo e até a próxima :D
0 comentários